Saturday, March 08, 2008

design emocional : sons

sabe esse lance de estudar design como prosposta de gerar sentimento me deixou mt pensante esses ultimos dias.
porem por mais q eu tento lembrar alguns pensamentos que eu considerei foda, ainda os eskeco.. enfim

consigui organizar minha cabeca e pensar o seguinte abaixo:

estavamos discutindo: eu e minha professora de iniciacao cientifica; que um produto ou objeto pode ser dotado de mais valor se for um objeto amigavel, eg: um microondas que tenha a tecla "pipoca" o ajuda a fazer a pipoca, sem vc ter que calcular o tempo que levaria para que o milho vire pipoca. ou email que facilita a comunicao entre os povos. isso porem gerou tb um sentimento negativo, pq com o advento da tecnologia os seres humanos desenvolveram a impaciencia precoce e o estresse. o estresse comecou a ser usado como algo normal , numa frase hj muito cotidianistica" ai to mt estressada, ou esse trabalho ta me estressando " em meados dos anos 90. isso para os senhores mais velhos ainda eh novo, tanto eh que se voce pega um velhinho que nao esta no meio trabalhistico nem corriqueiro, ele nem sequer sabe o significado da palavra. a impaciencia veio mais ou menos assim. com o advento do computador pessoas que antes colocavam carta no correio e esperavam em torno de uma semana pra obter respostas, se veem indgnadas ao saber que terao de esperar alguns segundos para o computador enviar a mensagem.

em contra partida eu tava lendo a kele livro 'brand sense' , e la ele fala o seguinte :pra agregar valor a sua marca nao basta apenas tecnologia , pq isso ja ta disponivel a todos, nao basta apenas um visual legal; pq isso tb ja deixou de ser la um grnade diferencial , o q o designer de marcas tem q atacar sao os outros sentidos dos seres humanos: o olfato , a audicao, e o tato.

tento isso tudo em mente ; um belo dia la estava eu indo a puc . caminhando lentamente com minha mochila pesada cheio de cadernos de desenhos, prismascolors,guache,pinceis.... me deparei com uma menina mt bem vestida com blusa de cetim , bermuda preta e sapato alto preto lindo bico fino tipo scarpam, com uma pasta executivca e uma cara de novinha. Pelos signos semioticos aqui apresentados podemos tirar a conclusao de que ela eh da empresa junior da puc.

a menina ficou andando lado a lado comigo e durante akela caminhada de 10 minutos , pareceu-me 1 h. pq?


o sapato da menina lindo como ele, fazia um barulho de arrastar no chao que dava a entender que a menina nao tinha experiencia alguma em andar de sapato alto pois que o som era de um pe arrastando que mais remetia uma 'patachoca' andando do que a moca elegante que ela tentava ser. e ao ver ela andando vc notava que a menina tinha postura e sabia de fato andar de sapato alto.
fiquei indgnada como um som de um sapato mal projetado que obviamente calcava mal ;dando a entender que a menina nao andava direito. eu admito q tb sou donas de sapatos altos assim que arrastam e parece que vc eh uma inutil em cima dele. o fato eh que: eu ao lado dela comecei a me sentir irritada pelo barulho que nao era o toc toc normal e sim um toc prrr toc rss , fiquei tao fula que acabei indo a frente para sair daquela situacao o mais rapido possivel.

parei e pensei : o celular da motorola tem um barulho ou som unico de dizer que vc recebeu chamada e de que o cel tah descarregado. obviamente eles deveriam ter esse som patentiado como mts empresas de carro tem o cheiro de carro novo patentiado.

se a motorola pode ter um som patenteado, pq nao inventar um sapato que seja comfortavel e que faca voce pisar de uma maneira tal que o barulho seja sempre o toc toc e registrar esse barulho como o som dos sapatos viauno...porexemplo.

tenho pensado ultimamente tanto em sapatos femininos e todas as situacoes que eles nao atendem, que tenho considerado em me voltar para essa area, quem sabe patentear um som de sapato,fazer rasterinhas que nao sejam so um filete perante o chao que mahucam os pes, invetar sapatos 15 com conforto maximo ou pelo menos sapatos que sejam amigaveis que evoquem um sentimento de feliz/gostar/ positivo do que os usuais negativos.... quem sabe?

2 comments:

Tales de Azevedo said...

ôooo meu mozim obsecada com sapatos. Pessoalmente acho os toque do motorola horríveis... exceto talvez aquele de chamado do "rélou mótou", mas tirando isso... acho que o design do telefone chama mto mais atenção do que o som, até pq o som faz parte de nova estratégia de personalização do telefone... o mercado de ringtones está ai para mostrar que a i´die é vc não ficar com o toque padrão do telefone. Enfim, com relação ao som do sapat, acho dificil se inventar um som único para o andar de um determinado calçado, a não ser que o mesmo fizesse barulinhos engraçados qdo vc andasse com ele hehehe

krn said...

na verdade da sim, eh so estuda a forma do sapato para que ele sempre bata no mesmo lugar, logo gerando um mesmo som, em uma supercie igual